ECOGRUPO presente na Feira mais famosa do Algarve com as Empresas ODEXLAR,ECOSSISTEMAS,ECOVIVEIROS e Oliveiras de Portugal em dois stands distintos -E








ECOGRUPO presente na Feira mais famosa do Algarve com as Empresas ODEXLAR,ECOSSISTEMAS,ECOVIVEIROS e Oliveiras de Portugal em dois stands distintos -ECOSSISTEMAS - ECOVIVEIROS E OLIVEIRAS DE PORTUGAL zona de maquinas junto aos concertos - ODEXLAR junto restaurante da feira .







CLIENTE DA ECOSSISTEMAS QUINTA DO VALE - PARCHAL




A DANÇA DOS URSOS
Medem aproximadamente dois metros de comprimento cada um, mas são todos diferentes. Vão andar à solta pelo Algarve durante este Verão, transportando mensagens de esperança e alertas sobre os problemas de um mundo cada vez mais globalizado. Conheça o projecto «Dança dos Ursos» que conta com a participação de 26 artistas e ainda está a crescer. Depois de uma primeira apresentação ao público durante o «Festival de Jazz de Lagoa», os ursos acordam de vez. Conheça-os na festa de inauguração com prova de vinhos, música e animação marcada para Sábado, dia 11 Julho, a partir das 19h00, no renovado Largo dos Pescadores, Praia do Carvoeiro.
Apesar de itinerante, esta não é mais uma exposição encaixotada que no final do verão que regressa à origem. É um projecto orgânico, que envolve na maioria, alguns dos mais profícuos artistas da região. Antes de terem chegado aos ateliers, os ursos foram concebidos e criados individualmente em Silves.
A viver durante quase 20 anos entre Berlim e Moscovo, o empresário Karl Heinz Stock teve a ideia de um dia realizar um projecto como o dos "Buddy Bears" que aconteceu na capital alemã em 2002.
Em 2008, Karl, juntamente com a sua equipa de escultores e artesãos (KHSculptureGroup) começaram a desenvolver as primeiras esculturas de ursos de tamanho quase real. Um processo que segundo o próprio nos revelou, não foi tarefa fácil.
Após a execução com êxito das primeiras esculturas, a «Dança dos Ursos» começaram a ensaiar os primeiros passos. Os ursos, por si só, não são o tema principal do projecto. São um meio para transmitir e passar uma mensagem interventiva ao público.
Assim, o tema de fundo é "evolução". Um conceito onde cabem ideias como a "mudança para algo melhor", a "acção positiva", "a esperança" e até a "orientação para o futuro", e que foram sugeridas a 26 artistas de diferentes nacionalidades, contextos culturais e estéticos. Desafiados a usar toda a criatividade e liberdade de expressão para dar vida aos ursos, alguns dos artistas envolvidos arriscaram novos caminhos. Outros mantiveram-se fiéis às ideias e materiais que têm vindo a apresentar.
Sem descurar nenhum, falamos por exemplo das viagens imaginárias e fantásticas que inspiram o trabalho do pintor britânico Charlie Holt. Ou do universo colorido do luso-angolano António Alonso. As criaturas fantásticas em cerâmica do suiço
Sylvain Bongard ou o poder regenerativo da natureza, explorado pela polaca Kasia Wrona, que imaginou ainda um urso coberto de pedra. Também impressionante é o minucioso trabalho de Ivan Ulmann em fragmentos de azulejo. A pintora Jessica Dunn, já bastante conhecida dos algarvios, também surpreende com um urso inspirado na importância das relações familiares.
Refira-se ainda que durante a itinerância, outros artistas e também o público em geral poderão ser chamados a intervir directamente em esculturas adicionais.
Embora o projecto não tenha fins lucrativos, nem pretenda promover directamente nenhuma marca ou empresa, é difícil não falar do seu mentor - Karl Heinz Stock. A produção de vinho e a criação artística levaram este magnata alemão dos sectores dos combustíveis e do imobiliário a abdicar de um dos maiores grupos económicos da Rússia para viver no sul de Portugal. Tudo começou quando adquiriu a
«Quinta dos Vales», uma propriedade agrícola com 50 hectares, em Estombar.
Para além de fazer vinho de grande qualidade (ganhou recentemente em Londres a primeira medalha de ouro atribuída a um rótulo algarvio), o empresário aposta na cultura e sobretudo na sua paixão pela escultura para desenvolver na sua quinta um modelo moderno, multifacetado e original de gestão rural.
Localizações e Datas:
11/07 - 23/07 Lagoa (Carvoeiro, Largo dos Pescadores)
24/07 - 16/08 Portimão (Museu de Portimão)
31/07 - 09/08 Monchique (Praça Central)
21/08 - 30/08 Lagoa (FATACIL)
18/09 - 05/10 Loulé (Castelo)
http://www.algarve123.com/pt/Artigos/2-314/A_Dan%C3%A7a_dos_Ursos
Publicada por FATACIL 2009 em 09:17
Etiquetas: animação
Sábado, 11 de Julho de 2009
TARTARUGAS MARINHAS NA FATACIL 2009
A colaboração da Câmara Municipal de Lagoa com a Universidade do Algarve, no âmbito da Iniciativa para a Conservação de Tartarugas Marinhas na Ilha de Santiago – Cabo Verde, tem já tradição.
Em 2009, essa colaboração vai traduzir-se, entre outras vertentes, na disponibilização de um stand na zona nobre da FATACIL 2009, para a apresentação e divulgação das actividades da UAlg, em torno da conservação deste património natural em risco de extinção.
Esse espaço permitirá assim, entre 21 e 30 de Agosto próximo, mostrar no Algarve parte do trabalho que desde 2007 vem decorrendo nas localidades de Praia Baixo e Achada Baleia, concelho de São Domingos, ilha de Santiago, Cabo Verde. Permitirá, também, distribuir material informativo, vender t-shirts e outros produtos de merchandising, angariar donativos e, com todas essas receitas, reforçar cada vez mais as actividades em curso, que vão contribuindo efectivamente para travar a extinção das tartarugas marinhas.
O Programa SADA, da Ilha do Príncipe, mostrar-se-á publicamente no Algarve, nessa ocasião, pela primeira vez. A estratégia de angariação de algumas receitas decorrerá de igual forma. Espera-se, assim, que não só em Cabo Verde, mas também em São Tomé e Príncipe, a presença da UAlg possa ser reforçada e a extinção das tartarugas marinhas evitada!Até porque A EXTINÇÃO, quando ocorre, É PARA SEMPRE…
Fonte:http://tartarugascaboverde.wordpress.com/2009/06/19/tartarugas-marinhas-na-fatacil-2009/
26-06-2009
Publicada por FATACIL 2009 em 16:44
O ARTESANATO - Uma referência obrigatória da FATACIL
O ARTESANATO Uma referência obrigatória da FATACIL O Sector de Artesanato da FATACIL desde a primeira hora que se assumiu como uma das valências que mais contribuiu para o prestigio que o certame alcançou a nível nacional, tornando-se uma referência obrigatória no calendário das principais feiras para muitos artesãos. Nesta edição vão estar presentes cerca de 200 expositores nacionais na área do artesanato a título individual ou integrados em associações, ou ainda em representação
de municípios, que permitem ao visitante tomar contacto com uma mostra muito ampla e abrangente de actividades artesanais, equilibradas entre manufacturas manuais de cariz mais tradicional e as mais urbanas, entre as artes de funções mais utilitárias e as de caracter mais decorativo. Artes e ofícios têxteis, da cerâmica, dos elementos vegetais, das peles e couros, da madeira e da cortiça, do metal, da pedra, da construção tradicional, do restauro, da confecção artesanal de doçaria conventual e licores, etc, vão ter muitos representantes, a trabalhar ao vivo ao longo dos 10 dias que decorre a FATACIL 2009. O visitante também pode apreciar o artesanato típico de diversos continentes, com particular destaque para a África, Ásia e América do Sul. Este ano, contrariamente às edições anteriores, a FATACIL 2009 não conta com o patrocínio do Instituto do Emprego e Formação Profissional, o que obriga a organização a fazer um maior esforço financeiro para garantir a qualidade do Sector de Artesanato que tem habituado expositores e visitantes. Aqui deixamos uma palavra de agradecimento a todos os artesãos que ao longo dos anos têm contribuído para o êxito sempre renovado em todas as edições da FATACIL. Lagoa, Julho de 2009 A Direcção da FATASUL
Publicada por FATACIL 2009 em 15:16
Quinta-feira, 4 de Junho de 2009
Um dos melhores Tributos aos ABBA na FATACIL 2009
Há mais de uma década a recriar uma das maiores instituições POP de sempre, os BOOTLEG ABBA representam a continuação de uma lenda! Logo no primeiro show "London- Forum" foi tanta a surpresa que a grande similitude com os ABBA causou que muito rapidamente foram convidados para apresentar "Waterloo" na BBC! A sua qualidade musical, bem como a fiel colagem estética ao nível da composição do grupo (dois homens e duas mulheres), das roupas, caracterização em palco, instrumentos, vozes e cenários, catapultou-os para uma popularidade que lhes incutiu a responsabilidade de evoluir até à aproximação quase perfeita que hoje apresentam.
Do Reino Unido, onde tocam regularmente numa vasta selecção de prestigiados palcos, incluindo o famoso JB’s Club (por onde passaram nomes como U2, Dire Straits ou The Police) saltaram para várias Tours em países como Holanda, França, Alemanha, Cazaquistão, Singapura. Em 2009 estão pela primeira vez em Portugal.
Um dos palcos onde vão actuar é na FATACIL 2009, no dia 24 de Agosto
Publicada por FATACIL 2009 em 11:48
Terça-feira, 2 de Junho de 2009
THE STRANGLERS A ENCERRAR A FATACIL 2009
The Stranglers no dia 30 de Agosto, no Palco Principal da FATACIL 2009.
Quem não conhece os The Stranglers? Se não conhece, infelizmente desconhece grande parte da história do rock inglês dos anos 70 e 80. Jean-Jacques Burnel, baixista da veterana banda britânica, é considerado por muitos um dos músicos mais criativos da sua geração. Em 1976, a banda conquistou grande parte do seu público fazendo as primeiras partes dos Ramones e Patti Smith. No início, os The Stranglers foram extremamente conotados com o movimento punk, embora o som se diferenciasse bastante dos restantes, pelo som peculiar devido ao uso de sintetizadores e saxofone.
Publicada por FATACIL 2009 em 15:53
Etiquetas: Palco Fatacil 2009
Quarta-feira, 27 de Maio de 2009
Sector Comercial da FATACIL 2009
Neste momento a FATACIL 2009 já deu por encerradas as inscrições nos seus Sectores de Artesanato e Institucional e tem preenchido cerca de 70% do espaço total de exposição do seu Sector Comercial / Industrial, assinalando-se um número significativo de empresas que participam pela 1ª vez no certame. Os pavilhões para algumas actividades deste sector já se encontram esgotados, como é o caso dos produtos alimentares. Embora o contexto económico não seja o mais desfavorável, a FATACIL continua a ser uma referência obrigatória para muitas empresas promoverem os seus produtos e serviços no Algarve. Atendendo ao número de pedidos de participação registados nos últimos dias, prevemos que até ao final de Junho a FATACIL 2009 preencha

Sem comentários: