Olea Europea


A Assembleia Municipal de Setúbal vai apreciar sexta-feira uma Declaração de Interesse Municipal na instalação de um Centro de Aprovisionamento Logístico e Unidade Comercial da Decathlon, que viabiliza o abate de cerca de uma centena de sobreiros.
A proposta aprovada pela maioria CDU no executivo camarário, com a abstenção do PS e votos contra do PSD, justifica a proposta com a falta de alternativas válidas para a localização do projecto, que prevê um investimento de 33 milhões de euros, bem como a criação de 420 postos de trabalho directos e cerca de 500 indirectos.
De acordo com a autarquia, "não existem alternativas válidas para a localização do projecto em apreço, designadamente no que respeita à dimensão da are da parcela de terreno exigida, localização central na cidade e acesso privilegiado às principais vias rodoviárias locais e regionais".
"Nenhum dos terrenos disponíveis no concelho, classificados na Planta de Ordenamento do PDM (Plano Director Municipal) de Setúbal como espaço urbanizável para terciário, reúne os requisitos fundamentais para a instalação do centro de aprovisionamento Logístico e Unidade Comercial da Decathlon", refere a proposta já aprovada em sessão de câmara do passado dia 4 de Fevereiro.
Os eleitos do PSD, os únicos que votaram contra a proposta, reconhecem que se trata de um investimento importante, mas o vereador social-democrata Paulo Calado defende que a autarquia deveria ter aprovado antes o Estudo Urbanístico do Pólo Comercial do Monte Belo, ainda em fase de elaboração, para a zona onde se insere o projecto da Decathlon.
"É um projecto importante, mas não podemos continuar a decidir tudo casuisticamente e só depois aprovarmos os instrumentos de planeamento", justificou o vereador do PSD.
A Câmara de Setúbal garante que a nova unidade comercial a instalar na zona de Poço de Mouro vai polarizar uma área que se estende dos concelhos da Península de Setúbal, de parte do distrito de Évora e dos concelhos de Alcácer do Sal e de Grândola.
Por sua vez, acrescenta a proposta camarária, o Centro de Aprovisionamento "irá servir todo o território nacional a sul de Leiria".
A Câmara Municipal de Setúbal refere ainda que o volume de negócios no primeiro ano de funcionamento da nova unidade comercial e de aprovisionamento da Decathlon deverá ter um volume de negócios estimado de 7 milhões de euros no primeiro ano e, em ritmo de cruzeiro, de 11 milhões de euros

Sem comentários: