Os jardins e o Covid19 e a falta ou suspensão de manutenção !











Os jardins melhoram a saúde dos cidadãos.


Está cientificamente comprovado que as áreas verdes melhoram a qualidade de vida das pessoas e, agora, mais do que nunca, é necessário ter espaços verdes saudáveis.



As plantas são seres vivos e, em estado de alarme, continuam seu processo biológico, exigindo tarefas fundamentais e ainda mais nessa época do ano.


Os trabalhos básicos de irrigação, controle fitossanitário e limpeza de áreas verdes não podem ser interrompidos, uma vez que, quando a parada do confinamento termina, os parques e jardins devem estar em perfeitas condições de uso.


Uma parada nos trabalhos de irrigação, arboricultura, saúde vegetal, fertilizantes, etc., pode causar uma perda vegetal e uma deterioração nos espaços verdes que não podemos pagar.

Pensar em suspender serviços que mantém seres vivos tem um custo residual muito elevado ,vejamos as consequências em termos de reparação ou reposição dos espaços verdes e do sistema de rega são avassaladoras ,pois o trabalho do jardineiro obedece a uma serie de regras e programa de trabalhos que fica suspenso desde tratamentos,fertilizações ,cortes ou podas ,renovações ,multiplicação de plantas e outros .

O calendário das tarefas no jardim divide-se por meses existindo épocas próprias para certos trabalhos logo a primavera é época mais importante do acompanhamento ,pois é a época que as plantas começam a acordar do longo inverno e a abertura da rede de rega deve ser severamente acompanhada por especialistas face ao ano de seca que estamos atravessar e para garantir enormes contas de água na sua factura mensal.

Logo os espaços verdes são patrimónios vivos que carecem de afecto e acompanhamento como idosos de uma forma consistente tal como ir a um ginásio ou fazer uma caminhada a vida vegetal tem manutenção e estado de saúde ao qual caso não seja tomada medidas de prevenção tal como os seres humanos padecem de doenças e morrem.

Logo a recuperação desses espaços verdes ,é de um custo enorme desde os relvados,árvores,arbustos e herbáceas ficarão com danos insubstituíveis .

É nosso dever manter a responsabilização do cuidado desses espaços de forma a evitar que as pragas apareçam no nosso jardim e transmitam-se a outros .


Os jardins do condomínio são áreas importantes para o convívio dos condóminos e para a valorização do património.
falta de uma manutenção adequada pode, por exemplo, comprometer toda a estrutura, o solo e as plantas do jardim. E ter que refazer um jardim inteiro não é algo barato. 
Veja abaixo dicas simples que vão da compra de plantas à manutenção dos jardins. Oriente seus funcionários e confira junto à empresa que faz a manutenção se as dicas abaixo estão sendo seguidas.

Rega

As orientações do paisagista ou do vendedor da planta são fundamentais para definir quantas vezes ela deve ser regada. Caso não tenha, confira essas dicas:
  • As plantas expostas ao sol podem ser regadas de uma a duas vezes por semana, mas sempre com bom senso. É importante observar a reação da planta para, com o tempo, regá-la mais ou menos
  • Vasos internos normalmente não exigem tanta água como as plantas que ficam no sol.
  • As jardineiras que ficam em locais mais altos ou com grande circulação de vento precisam de mais atenção, já que, normalmente precisam de mais água para não ficarem secas.
  • No verão, na primavera e em períodos mais quentes, as plantas devem ser regadas em dias alternados. Já nas estações mais frias, elas devem ser regadas com menos freqüência. 

Manutenção


  • O responsável pelo jardim deve estar sempre atento às plantas daninhas. Elas podem ser retiradas de maneira mecânica, com a mão ou com uma pequena enxada mesmo.
  • A terra precisa ser adubada de três a quatro vezes por ano. Cada planta exige um tipo de adubação, por isso, procure orientações com profissionais para não errar o tipo de adubo e a quantidade. 
  • Uma vez por mês é importante que um profissional especializado aplique venenos específicos nos jardins para combater fungos e pragas. Se feito de maneira errada, esse processo pode causar a morte das plantas e até colocar em risco a saúde de quem fez o trabalho e dos moradores.
  • O processo da poda também exige cuidados e algum conhecimento técnico, já que ele pode levar a planta à morte. O ideal é que sejam podados por um jardineiro. Já as que serão moldadas, como os buxinhos, podem ser podados com mais facilidade e sem riscos
  • Não acrescente uma nova planta ao jardim do condomínio aleatoriamente. Lembre-se que as plantas não crescem só para cima, mas também para baixo. O tamanho e o tipo da raiz podem trazer problemas sérios à estrutura dos prédios e casas.
  • Independente da estação do ano, a manutenção nos jardins em condomínios de pequeno a médio porte deve ser feita uma vez por mês, mais especificamente nos períodos de estiagem ou seca quando a irrigação é um procedimento importante a ser realizado periodicamente.
  • Deve-se observar as necessidades de cada espécie, de acordo com a época, pois cada uma necessita de adubos e fertilizantes específicos
  • Tratamentos contra pragas e doenças merecem atenção especial porque podem comprometer qualquer jardim.
  • As podas devem ser feitas sempre quando a espécie estiver com folhas e galhos grandes, ou quando essa apresentar galhos secos ou doentes.
  • O inverno é a estação climática do ano que mais afeta as plantas, por isso é importante que o gramado seja coberto com substrato ou terra mista peneirada para manter a umidade e fortalecer o sistema radicular, além de realizar as podas de limpeza.
  • É no outono que deve ser feita à limpeza de canteiros e a adubação química específica; primavera e verão são as épocas para poda da grama, novas adubações químicas peculiares a cada espécie e correção do pH do solo caso haja necessário.
  • Prestar atenção na primavera e no verão, quando as doenças e pragas surgem devido ao clima mais quente e início das chuvas.
  • Sempre é necessária a renovação da quantidade de matéria orgânica do solo, bem como a correção de possíveis irregularidades.


Já parou para pensar que as plantas são um óptimo recurso para quem busca qualidade de vida, principalmente hoje quando vivemos a síndrome da correria generalizada?
Elas funcionam como antídoto para combater stresse e uma série de outros distúrbios por ele ocasionados. 
Afinal, as plantas e as flores trazem alegria, beleza, harmonia, tranquilidade, bem-estar, relaxamento. 

Além disso, são um chamariz para pássaros, borboletas, joaninhas, e exalam indescritíveis aromas.
Como se vê, as infinitas espécies que usamos para decorar nossas casas, tanto interna como externamente, não se restringem à fascinante função de adorno. 

Elas são também indispensáveis para a nossa saúde, interferem positivamente no nosso estado de ânimo, de forma simples e natural.
E já que as plantas nos brindam com tão preciosos benefícios, elas merecem os nossos cuidados. Mas, para que fiquem bonitas e saudáveis, existe uma condição: o cuidado deve ser permanente e o nosso olhar sempre atencioso.
A falta de uma manutenção adequada compromete a estrutura do jardim, o solo e as próprias plantas. 

Muitas vezes, a forma original do jardim se descaracteriza e o encanto causado pela presença de plantas saudáveis e bonitas deixa de existir.
 São as medidas de conservação que garantem o sucesso ininterrupto de um projeto paisagístico, além da preservação do investimento feito pelo cliente. 

Este é um trabalho de caráter contínuo e deve ser feito de forma sistemática e planejada. 

As regas devem ser frequentes, respeitando a necessidade de cada planta. 

Além disso, as podas de formação e limpeza precisam ser feitas em épocas certas do ano, procurando contribuir com o desenvolvimento saudável da planta.
Hoje, cada vez mais, nas residências, empresas, condomínios, escolas, sítios, há uma procura por empresas especializadas em manutenções de jardim para realizar esses serviços. Nesses casos, o serviço é realizado sob supervisão técnica e por equipe de jardineiros experientes e pode incluir: análise e correção do solo; 
fornecimento de insumos (terra/adubos/composto orgânico/substratos); 
cronograma anual de adubação respeitando as necessidades individuais das espécies; 
tratamento fitossanitário (combate às pragas e doenças); podas (árvores, arbustos, cerca viva); 
aeração e descompactação de solo e manejo rotativo das espécies etc.
Outro factor importante a ser observado é o surgimento de novas tecnologias, com opções interessantes e inovadoras em adubação, combate a pragas e ervas daninhas que podem ser aplicados após avaliação do problema ou necessidade encontrada.
O preço e o tempo destinados a uma manutenção variam de acordo com o tamanho de cada área verde, quer sejam gramados, canteiros ou vasos. 
Na ponta do lápis, percebe-se que o que se paga para manter, é infinitamente inferior ao que se desembolsa para refazer. 
Com cuidados simples e planejados podemos contribuir para que as plantas se manifestem em jardins saudáveis, funcionais, viçosos, convidativos e com sua proposta original preservada.   

Quando as plantas não parecem saudáveis, existe a tentação de lhes dar mais água e muitas vezes isso é um erro.

Um erro que não é fácil de diagnosticar pois, em muitos casos, os sinais de excesso de água são semelhantes aos sintomas de pouca rega…
Indicamos seis sinais que o ajudarão a reconhecer se está a regar em demasia as suas plantas.
  1. O excesso de rega causa a asfixia radicular, impedindo que as raízes respirem o oxigénio que se encontra no solo. As plantas murcharão e acabarão por morrer. Verifique se o solo não está encharcado e diminua drasticamente a rega, até que o solo esteja húmido e não encharcado;
  2. As extremidades das folhas tornam-se castanhas;
  3. As folhas tornam-se castanhas e acabam por murchar. Este sinal acontece tanto para excesso como para falta de água. No entanto, a maior diferença sente-se na textura da folha. Com falta de água, as folhas parecem estaladiços, enquanto que com excesso de água, as folhas estão suaves e moles;
  4. Quando as raízes das plantas absorvem mais água do que eles podem utilizar, a pressão da água aumenta nas células das folhas, podendo acabar por as rebentar, formando-se bolhas e lesões. Além disso, você verá reentrâncias formadas logo acima dos crescimentos nas faces superiores das folhas;
  5. Folhas amarelas. Um crescimento atrofiado com folhas amareladas é um sintoma de excesso de rega;
  6. As folhas caem. A queda de folhas ocorre em ambas as situações de pouca água e muita água. Quando tanto as folhas jovens e velhas caiem prematuramente, combinado com botões que não abrem, isso é um sinal calor de excesso de água.

Les jardins améliorent la santé des citoyens. Il est scientifiquement prouvé que les espaces verts améliorent la qualité de vie des gens et, plus que jamais, des espaces verts sains sont nécessaires. Les plantes sont des êtres vivants et, en état d'alerte, poursuivent leur processus biologique, exigeant des tâches fondamentales et encore plus à cette époque de l'année. Les travaux de base d'irrigation, de contrôle phytosanitaire et de nettoyage des espaces verts ne peuvent être interrompus car, à la fin de l'arrêt du confinement, les parcs et jardins doivent être en parfait état d'utilisation.  L'arrêt de l'irrigation, de l'arboriculture, de la santé des plantes, des engrais, etc., peut entraîner la perte et la détérioration des plantes dans les espaces verts que nous ne pouvons pas nous permettre.  Penser à suspendre des services qui gardent des êtres vivants a un coût résiduel très élevé, voyons les conséquences en termes de réparation ou de remplacement des espaces verts et du système d'irrigation sont écrasantes, car le travail du jardinier obéit à une série de règles et de programme de travail qui est suspendu aux traitements, à la fertilisation, à la coupe ou à l'élagage, aux rénovations, à la multiplication des plantes et autres.  Le calendrier des tâches dans le jardin est divisé en mois, avec des saisons spécifiques pour certains travaux, donc le printemps est le moment le plus important pour la surveillance, car c'est le moment où les plantes commencent à se réveiller du long hiver et l'ouverture du réseau d'irrigation doit être sévère. accompagné de spécialistes face à l'année de sécheresse que nous traversons et pour garantir d'énormes factures d'eau sur votre facture mensuelle.  Par conséquent, les espaces verts sont des patrimoines vivants qui ont besoin d'affection et d'accompagnement en tant que personnes âgées de manière cohérente, comme aller au gymnase ou se promener, la vie végétale a un état de santé et d'entretien qui, si des mesures préventives ne sont pas prises, telles que les êtres humains souffrent de maladies et meurent.  Bientôt la récupération de ces espaces verts, est d'un coût énorme puisque les pelouses, les arbres, les arbustes et les herbes seront des dégâts irremplaçables.  Il est de notre devoir de maintenir la responsabilité de l'entretien de ces espaces afin d'empêcher les parasites d'apparaître dans notre jardin et d'être transmis à d'autres. Les jardins de la copropriété sont des espaces importants pour la coexistence des locataires et pour la valorisation du patrimoine. Le manque d'entretien adéquat peut, par exemple, compromettre la structure entière, le sol et les plantes du jardin. Et devoir refaire tout un jardin n'est pas bon marché. Voir ci-dessous pour des conseils simples allant de l'achat de plantes à l'entretien du jardin. Guidez vos employés et vérifiez auprès de l'entreprise de maintenance si les conseils ci-dessous sont suivis. Arrosage Les directives du paysagiste ou du vendeur de la plante sont essentielles pour définir la fréquence à laquelle elle doit être arrosée. Sinon, consultez ces conseils: Les plantes exposées au soleil peuvent être arrosées une ou deux fois par semaine, mais toujours avec bon sens. Il est important d'observer la réaction de la plante pour, au fil du temps, l'arroser plus ou moins Les pots d'intérieur ne nécessitent normalement pas autant d'eau que les plantes au soleil. Les planteurs dans les endroits plus élevés ou avec une forte circulation du vent ont besoin de plus d'attention, car ils ont généralement besoin de plus d'eau pour les garder au sec. En été, au printemps et dans les périodes plus chaudes, les plantes doivent être arrosées un jour sur deux. Pendant les saisons les plus froides, cependant, ils devraient être arrosés moins souvent. L'entretien Le responsable du jardin doit toujours être attentif aux mauvaises herbes. Ils peuvent être enlevés mécaniquement, à la main ou avec une petite houe. La terre doit être fertilisée trois à quatre fois par an. Chaque plante nécessite un type d'engrais, alors demandez conseil à des professionnels afin de ne pas manquer le type d'engrais et la quantité. Une fois par mois, il est important qu'un professionnel spécialisé applique des poisons spécifiques dans les jardins pour lutter contre les champignons et les ravageurs. S'il est mal fait, ce processus peut entraîner la mort des plantes et même mettre en danger la santé de ceux qui ont fait le travail et des résidents. Le processus d'élagage nécessite également des soins et des connaissances techniques, car il peut entraîner la mort de la plante. Idéalement, ils devraient être taillés par un jardinier. Celles qui seront moulées, comme les buis, peuvent être taillées plus facilement et sans risques N'ajoutez pas une nouvelle plante au jardin en copropriété au hasard. N'oubliez pas que les plantes poussent non seulement vers le haut, mais aussi vers le bas. La taille et le type de la racine peuvent poser de sérieux problèmes à la structure des bâtiments et des maisons. Quelle que soit la saison, l'entretien des jardins dans les copropriétés de petite à moyenne taille doit être effectué une fois par mois, plus particulièrement en période de sécheresse ou de sécheresse lorsque l'irrigation est une procédure importante à effectuer périodiquement. Les besoins de chaque espèce doivent être respectés, selon la saison, puisque chaque
Gardens improve the health of citizens.





It is scientifically proven that green areas improve people's quality of life and, now more than ever, healthy green spaces are needed.






Plants are living beings and, in a state of alarm, continue their biological process, demanding fundamental tasks and even more at this time of year.



The basic works of irrigation, phytosanitary control and cleaning of green areas cannot be interrupted, since, when the containment stop ends, the parks and gardens must be in perfect conditions of use.




 Stopping irrigation, arboriculture, plant health, fertilizers, etc., can cause plant loss and deterioration in green spaces that we cannot afford.



 Thinking about suspending services that keep living beings has a very high residual cost, let's see the consequences in terms of repair or replacement of green spaces and the irrigation system are overwhelming, as the gardener's work obeys a series of rules and work program which is suspended from treatments, fertilization, cutting or pruning, renovations, plant multiplication and others.



 The calendar of tasks in the garden is divided into months, with specific seasons for certain jobs, so spring is the most important time for monitoring, as it is the time when plants begin to wake up from the long winter and the opening of the irrigation network must be severe. accompanied by specialists in the face of the drought year that we are going through and to guarantee huge water bills on your monthly bill.



 Therefore, green spaces are living patrimonies that need affection and accompaniment as elderly people in a consistent way, such as going to a gym or taking a walk, plant life has maintenance and health status which, if preventive measures are not taken, such as human beings suffer from disease and die.



 Soon, the recovery of these green spaces is of enormous cost since the lawns, trees, shrubs and herbs will be irreplaceable damage.



 It is our duty to maintain responsibility for the care of these spaces in order to prevent pests from appearing in our garden and being transmitted to others.




The gardens of the condominium are important areas for the coexistence of the tenants and for the valorization of the heritage.

The lack of proper maintenance can, for example, compromise the entire structure, soil and plants in the garden. And having to redo an entire garden is not cheap.

See below for simple tips ranging from plant purchase to garden maintenance. Guide your employees and check with the maintenance company if the tips below are being followed.

Watering
The guidelines of the landscaper or the seller of the plant are essential to define how often it should be watered. If not, check out these tips:

Plants exposed to the sun can be watered once or twice a week, but always with common sense. It is important to observe the reaction of the plant to, over time, water it more or less
Indoor pots do not normally require as much water as plants in the sun.
Planters that are in higher places or with high wind circulation need more attention, as they usually need more water to keep from drying out.
In summer, spring and warmer periods, plants should be watered on alternate days. In the coldest seasons, however, they should be watered less often.
Maintenance


The person responsible for the garden must always be attentive to weeds. They can be removed mechanically, by hand or with a small hoe.
The land needs to be fertilized three to four times a year. Each plant requires a type of fertilizer, so seek advice from professionals so as not to miss the type of fertilizer and the quantity.
Once a month it is important that a specialized professional apply specific poisons in the gardens to combat fungi and pests. If done in the wrong way, this process can cause the death of plants and even put the health of those who did the work and the residents at risk.
The pruning process also requires care and some technical knowledge, as it can cause the plant to die. Ideally, they should be pruned by a gardener. Those that will be molded, such as boxwoods, can be pruned more easily and without risks
Do not add a new plant to the condominium garden at random. Remember that plants do not only grow upwards, but also downwards. The size and type of the root can bring serious problems to the structure of buildings and houses.
Regardless of the season, maintenance in gardens in small to medium-sized condominiums should be done once a month, more specifically in periods of drought or drought when irrigation is an important procedure to be performed periodically.

The needs of each species must be observed, according to the season, since each

Sem comentários: