
HISTÓRIA DA ARQUITECTURA PAISAGISTA
A Arquitectura Paisagista é o mais recente ramo das Belas-Artes. Sucede à Arquitectura de Jardins que, como disciplina, tinha surgido da Engenharia Hidráulica e da arte de conceber e construir, mas autonomizou-se como arte e profissão. Le Notre é o expoente mais significativo desta arte que tinha raízes no jardineiro que concebia e cultivava o horto dos claustros e dos castelos medievais, aplicando princípios herdados dos tempos longínquos da Antiguidade. As Cercas Conventuais, as Tapadas, os Terreiros, Corredores arborizados e as Quintas de Recreio são, entre nós, as obras mais significativas que até à Revolução Industrial caracterizam a Arte Paisagista e a Arquitectura de Jardins que com o naturalismo e as ideias românticas conquistam o espaço da paisagem no seu todo rural e urbano, dando lugar ao actual âmbito da Arquitectura Paisagista.
O ensino da Arquitectura Paisagista inicia-se na Faculdade de Reading (agronomia) em 1929, e na Faculdade de Agronomia da Universidade de Berlim em 1931. O primeiro Congresso Internacional dos Arquitectos Paisagistas teve lugar em 1952, em Estocolmo.
Foi, no entanto, um pouco antes e a seguir à 2ª Guerra Mundial que a Arquitectura Paisagista e o seu ensino se organiza na Europa e nos Estados Unidos como profissão de nível superior.
Rapidamente, muitas universidades da Europa, Estados Unidos e Japão criaram licenciaturas em Arquitectura Paisagista que se alicerçavam nas ciências da natureza, na agronomia, no conhecimento das práticas de jardinagem e nas humanidades em que a formação artística era tida como fundamental na formação dos Arquitectos Paisagistas.
Deve-se ao Professor Francisco Caldeira Cabral a introdução em Portugal do ensino da Arquitectura Paisagista.
O primeiro Curso Superior de Arquitectura Paisagista iniciou-se, em Portugal, no Instituto Superior de Agronomia em 1942 e as primeiras licenciaturas na Universidade de Évora em 1974 e naquele Instituto em 1983.
Hoje há, também. licenciaturas de Arquitectura Paisagista (reconhecidas pela APAP e pela EFLA) na Universidade do Algarve,na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e na Universidade do Porto.Muitos dos conceitos básicos da Arquitectura Paisagista serviram de base à elaboração da actual legislação de Ordenamento do Território (Lei de Bases do Ambiente, Reserva Agrícola Nacional e Reserva Ecológica Nacional).
Sem comentários:
Enviar um comentário