Beleza recriada


Sistema Fog representada pela Ecossistemas


Beleza recriada
Praças e parques têm uma importante função social
Podemos definir o paisagismo como a «ciência e a arte que estuda a organização do espaço exterior em função das necessidades actuais e futuras e aos desejos estéticos do homem» (Studart, 1983). O paisagismo é a arte de recriar a beleza da natureza, proporcionando paisagens bonitas e melhorando a qualidade de vida dos indivíduos e da sociedade. É uma necessidade para a sobrevivência dos habitantes das grandes cidades, servindo para manter o equilíbrio do ecossistema destruído pelo homem através, por exemplo, da construção de habitação e estradas.





Funções do Paisagismo:



1. Função social: Como função social o paisagismo destaca-se por influenciar a harmonia da população, o relacionamento ou convivência comunitária, que são favorecidos pela existência de parques e praças públicas, reunindo nas suas áreas verdes diversas pessoas. O ser humano busca a convivência com a natureza, integrando-a de muitas formas na sua vida quotidiana.



2. Função ecológica: O equilíbrio ecológico das grandes cidades é cada vez mais dependente do paisagismo. As áreas verdes urbanas são um ajuste para o equilíbrio ecológico. O paisagismo favorece o meio ambiente e é necessário aplicá-lo correctamente e com muita seriedade, não limitando-se a projectos meramente decorativos, mas simultaneamente promovendo o equilíbrio do ecossistema. O paisagismo tem a função de auxiliar a natureza, melhorando e equilibrando o meio ambiente alterado e poluído. Na execução do projecto de paisagismo devem ser observados os seguintes factores:



Tipo de Clima: Determina as opções possíveis na selecção de plantas.



Topografia: Determina o traçado geral do projecto e a concordância com a paisagem natural.



Vegetação Nativa: Conhecer a vegetação existente da região pode indicar a fertilidade do solo. A vegetação nativa também serve como base para seleccionar espécies.



Tipo de solo: Conhecer a composição do solo (textura, estrutura, fertilidade) para prever as técnicas e insumos que serão utilizados na sua preparação. Também serve para determinar as espécies de plantas a serem utilizadas.



Ventos Predominantes: Permite determinar a localização mais provável para as espécies.



Actividades Principais: Conhecer as principais actividades desenvolvidas na área e o público-alvo do jardim, considerando as necessidades do local ou região e a posterior necessidade de manutenção.

Sem comentários: