A pesca do tubarão está em expansão em Portugal atingindo actualmente cerca de 15 mil toneladas por ano.


A pesca do tubarão está em expansão em Portugal atingindo actualmente cerca de 15 mil toneladas por ano. Só no Algarve registou-se uma captura de 600 toneladas nos últimos meses, indicou um especialista da Universidade do Algarve.
A pesca do tubarão em Portugal é acessória e não uma pesca alvo (dirigida ao tubarão), mas quando chega à rede é comercializado de igual modo nas lotas portuguesas, à semelhança do outro pescado.
Muitos tubarões de profundidade são também apanhados em Portugal, como a «lixa» e a «gatas» (pretos de olhos verdes) por pescadores que lidam com a faina do peixe-espada preto e cherne através de anzol.
No Atlântico Norte, incluindo Portugal, foram registadas em 2006 108 espécies de peixes cartilagíneos (com esqueleto cartilagíneo), entre os quais 74 tubarões, 27 raias e sete quimeras.
Em Portugal existem espécies potencialmente perigosas, como o tubarão-branco, o tubarão-anequim e o tubarão-martelo, mas não existem relatos de ataques em águas portuguesas, nem há registo de nenhuma vítima mortal, disse Rui Coelho.

Sem comentários: