Eventos . Liga para a Protecção da Natureza convida-o (a) a participar no Seminário "Desafios na Conservação das Zonas Marinhas


2008
O Valor da Biodiversidade - Uma perspectiva ética
Apesar da crescente consciencialização pública em relação à perda de biodiversidade, a sua incorporação nos processos políticos é ainda bastante limitada e parece indicar que "valores mais altos se levantam".
Porto, Fundação Serralves


2008
Seminário - Desafios na Conservação das Zonas Marinhas - Que Futuro?
A Liga para a Protecção da Natureza convida-o (a) a participar no Seminário "Desafios na Conservação das Zonas Marinhas - Que Futuro?", que se realiza no dia 1 de Julho, pelas 14:15h, no Auditório da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, em Lisboa.
Auditório da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, Lisboa
PASSEIOS

2008
Roteiro subaquático das praias de São Rafael e dos Arrifes (Albufeira) / LPN Algarve
Passeio subaquático de reconhecimento da vida marinha das praias de São Rafael e dos Arrifes, Albufeira.
Praias de São Rafael e dos Arrifes, Albufeira
PASSEIOS

2008
Passeio serrano em S. Brás de Alportel / Visita à Calçadinha Romana (LPN Algarve)
Passeio pela paisagem serrana do Concelho de São Brás de Alportel, à descoberta da Rede Natura 2000 e da sua flora.
S. Brás de Alportel
ACTIVIDADES

2008
Exposição de fotografia 20 anos LPN Algarve
Os passeios de natureza promovidos pelo Núcleo do Algarve da LPN fazem, em 2008, 20 anos de realização ininterrupta. Ao longo destas duas décadas, os grupos de amantes da Natureza, de todas as idades e nacionalidades, descobriram os recantos mais inesperados do Algarve e de outros locais do Sul do país, para conhecer o seu valor, a sua beleza, mas também as ameaças que sobre eles pendem.
Portimão
PASSEIOS

2008
Observação das Migrações Outonais no Promontório de Sagres (LPN Algarve)
Participação no Festival Mundial das Aves, para assistir às grandes migrações sazonais das aves, no Promontório de Sagres. Jornada de observação de aves, pelo que convém levar binóculos e um guia de aves.
Sagres
PASSEIOS

2008
Lagoa dos Salgados, entre Albufeira e Silves (LPN Algarve)
Passeio fácil junto a esta zona lagunar encaixada entre os concelhos de Albufeira e de Silves. A lagoa dos Salgados, com cerca de 70 hectares, é um dos locais mais interessantes para a observação de aves no Algarve.
Lagoa dos Salgados, Algarve
PASSEIOS

2008
Ria de Alvor (LPN Algarve)
No ano em que os passeios de natureza da LPN Algarve assinalam duas décadas de vida, o tradicional percurso pedestre pela Ria de Alvor ganha novo significado. Tanto mais que a protecção da Ria de Alvor foi o motivo que levou à criação oficial do Núcleo do Algarve da LPN, em 1988. .
Ria de Alvor


2008
Concurso de fotografia Digital (Insectarium Virtual)
Concurso de fotografia digital de invertebrados de Espanha, Portugal e Andorra.


Biodiversidade: um desafio cada vez mais urgente Maio 2008 Os últimos anos foram determinantes no que se refere à forma como as temáticas ambientais passaram a determinar a agenda política internacional. Com efeito, o impacto que o filme e o livro de Al Gore – “Uma Verdade Inconveniente” – teve junto da comunidade global, não se limitou ao aspecto mediático e consequente chamada de atenção para uma problemática que já era conhecida, mas acabou por constituir também uma pressão decisiva para o avanço das negociações com vista ao chamado regime pós-Quioto. A relação de proximidade entre as políticas de combate ás alterações climáticas e a política energética trouxe consigo a necessidade de procurar reflectir sobre os problemas ambientais da actualidade, de forma estratégica e integrada.No entanto, se olharmos para o panorama actual da política portuguesa, por um lado, e da política internacional, por outro, constatamos que o mesmo empenho e prioridade não estão efectivamente a ser atribuídos aos outros grandes desafios ambientais que o nosso planeta enfrenta.
ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS
Violação do Protocolo de Quioto - Tapar o Sol com a peneira! Maio 2008 De acordo com o Portuguese National Inventory Report on Greenhouse Gases, 1990-2006, as emissões de Gases com Efeito de Estufa (GEE) relativas a 2006, em Portugal, violaram o compromisso assumido pelo Estado Português no âmbito do Protocolo de Quioto em cerca de 13%.Efectivamente, o referido Protocolo apontava como limite, para Portugal, um incremento de emissões de GEE na ordem dos 27% até 2012, estabelecendo como referência as emissões portuguesas relativas a 1990. Na verdade, estamos já, de acordo com os dados relativos a 2006, diante de um aumento da ordem dos 40%, ultrapassando em 13% os limites acordados a nível internacional.
CONSERVAÇÃO DA NATUREZA E BIODIVERSIDADE
Habitar a Terra I - Ponto de situação: uma casa em ruínas! Abril 2008 Preocupação GlobalEm Setembro de 2000, as Nações Unidas adoptaram a Declaração do Milénio, cujo ponto I (6) reforçava a necessidade de respeito pela natureza, assente numa abordagem prudencial à gestão das espécies e recursos naturais, garantindo assim o cumprimento dos preceitos do Desenvolvimento Sustentável. Para os signatários desta Declaração, “somente deste modo podem ser preservadas e transmitidas aos nossos descendentes as imensuráveis riquezas que nos são fornecidas pela natureza.” E indicavam ainda o caminho: “Os actuais padrões insustentáveis de produção e de consumo têm que ser modificados, no interesse do nosso bem-estar futuro, bem como o dos nossos descendentes”. Em Janeiro de 2006, o Secretário-Executivo da Convenção sobre Diversidade Biológica, Dr. Ahmed Djoghlaf, exortava os cidadãos do mundo a colaborarem num esforço sem precedentes para conservar a vida na Terra. Nessa mensagem, o Dr. Djoghlaf afirmava de forma peremptória: “Na batalha para cumprir a promessa de um mundo mais saudável, mais justo e mais são do ponto de vista ambiental, uma coisa é evidente: os sistemas de suporte de vida da Terra, desde as suas florestas e flores, até aos seus recifes de coral e linhas de água, estão a sob ataque, de um modo nunca antes visto.”
OUTROS TEMAS
Parecer da LPN ao Plano Nacional de Acção para a Eficiência Energética (PNAEE) Lisboa, 21 de Março de 2008
Apreciação geral
O Plano Nacional de Acção para a Eficiência Energética (PNAEE), em Consulta Pública, é inquestionavelmente um apreciável avanço face à situação actual, devendo-se contudo ter em conta o facto de esta ser caracterizada por uma confrangedora quase inexistência de medidas de promoção da Eficiência Energética no presente.
ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO
Parecer da LPN à Avaliação Ambiental Estratégica do Novo Aeroporto de Lisboa Março 2008 1. Apreciação Genérica da Liga para a Protecção da Natureza (LPN)1.1. Avaliação da sustentabilidade política da decisão pelo CTA No passado dia 10 de Janeiro de 2008, o Primeiro-Ministro José Sócrates tornou pública a decisão preliminar de construção do Novo Aeroporto de Lisboa (NAL) no Campo de Tiro de Alcochete, seguindo as determinações do Estudo do Laboratório Nacional de Engenharia Civil que suporta tecnicamente a Avaliação Ambiental Estratégica (AAE) que foi agora submetida a processo de consulta pública. A LPN sempre se afirmou contra a necessidade de construção de um novo aeroporto de Lisboa, posicionando-se a favor da solução Portela +1. Esta posição está ancorada na subida do preço do petróleo e na obrigatoriedade de incorporação do custo de emissão de dióxido de carbono, o que conduzirá a uma redução na procura do transporte aéreo.No entanto, o que é solicitado nesta consulta pública é uma avaliação da sustentabilidade de duas localizações. Com base no anúncio acima referido, a apreciação que se segue vai privilegiar os aspectos relativos ao CTA, sendo já conhecidas e tendo sido discutidas as questões problemáticas, nomeadamente em termos de ambiente e ordenamento do território, da hipótese de localização Ota.
CONSERVAÇÃO DA NATUREZA E BIODIVERSIDADE
Os 60 Anos da Protecção da Natureza e do Ambientalismo em Portugal Março 2008 Faz este ano, a 28 de Julho, 60 anos que, em Portugal, se iniciou o movimento para a Protecção da Natureza com a fundação da LPN - Liga para a Protecção da Natureza.
ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO
Cheias - Acima de tudo uma questão de Ordenamento do Território! Fevereiro 2008 Após um período de seca que trouxe à memória de todos as dificuldades de 2005, vivemos recentemente mais um episódio de cheias, que ocorreram um pouco por todo o país, na sequência de uma pluviosidade intensa e concentrada. Os fenómenos climáticos extremos vieram para ficar, mas as estratégias de prevenção dos mesmos, ou a falta delas, parecem teimar em ignorar e repetir os erros do passado.
CONSERVAÇÃO DA NATUREZA E BIODIVERSIDADE
As zonas húmidas e a sua importância ecológica - valor, ameaças e futuro Fevereiro 2008 No dia 2 de Fevereiro, comemorou-se mais um Dia Mundial das Zonas Húmidas, sob o lema Healthy Wetlands, Healthy People – Zonas Húmidas Sãs, Pessoas Sãs. Este dia marca a assinatura da Convenção sobre Zonas Húmidas, em 1971, na cidade iraniana de Ramsar. O lema de 2008 espelha o reconhecimento, por parte da Convenção de Ramsar, da interdependência das pessoas e do seu ambiente, em particular das zonas húmidas. Ocupando mais de mil milhões de hectares da superfície terrestre, estes ecossistemas são fundamentais para a sobrevivência da espécie humana, tendo sido cruciais para o desenvolvimento da civilização.
CONSERVAÇÃO DA NATUREZA E BIODIVERSIDADE
Conheça os valores naturais da ZPE do Estuário do Tejo Janeiro 2008 Na margem esquerda do rio Tejo, antes da confluência das suas águas com o Oceano Atlântico, encontra-se um dos maiores estuários da Europa Ocidental – o estuário do Tejo.
OUTROS TEMAS
Desejos de mudança nas políticas ambientais para 2008 Janeiro 2008 Após um ano que se revelou desastroso para o ambiente e para a conservação da natureza em Portugal, com a aprovação do Programa Nacional de Barragens de Elevado Potencial Hidroeléctrico (PNBEPH), o anúncio da construção da Barragem do Sabor, o esforço de implementação da lamentável legislação que designa os Projectos de Potencial Interesse Nacional (PIN) - agora também regulamentados e aplicáveis nos Açores como Projectos de Interesse Regional (PIR) -, entre outros atentados ao património ambiental nacional, a LPN vem expressar os seus votos de um 2008 pleno de mudanças em termos de política ambiental.

VOLUNTÁRIOS
APOIOS
IMPRENSA
LOJA
MEDIATECA
NOTÍCIAS
FAQ'S
MAPA DO SITE


Programas/Projectos

Projecto LIFE - Natureza Recuperação do habitat do Lince-ibérico no Sítio Moura/Barrancos
Em 2006, a LPN iniciou o Projecto LIFE-Natureza "Recuperação do habitat do Lince-ibérico no Sítio Moura/Barrancos", em parceria com a Fauna & Flora International e o Centro de Investigação e Intervenção Social. Este projecto visa a recuperação do habitat do Lince-ibérico no Sítio Moura/Barrancos através de medidas de gestão e recuperação do habitat.

Financiamento e Gestão Integrados da Rede Natura 2000
A selecção, discussão e classificação dos diferentes sítios terrestres da Rede Natura 2000 está praticamente completa, sendo que, neste momento, a questão está centrada na sua gestão e nas soluções de financiamento para implementar as medidas de gestão necessárias.Para apoiar a implementação das oportunidades de co-financiamento da Natura 2000 nos Estados Membros, a Comissão Europeia promoveu o projecto Financiamento e Gestão Integrados da Rede ...

Movimentos de Defesa dos Rios
A qualidade da água e o estado de conservação dos rios é um dos temas que mais preocupa as populações, sobre tudo as que vivem em zonas ribeirinhas. As pessoas sentem o rio como seu e, talvez por isso, muitas associações de ambiente e outros movimentos de cidadãos têm surgido para se dedicar especificamente à defesa e protecção de um determinado rio. Existem muitas formas de actuação e relação com os rios, desde a simples caminhada ao longo das margens, para usufruir da calma e da beleza ...

Programa Castro Verde Sustentável
Este Programa teve início em 1993 com o Projecto "Conservação da Avifauna Estepária de Castro Verde", co-financiado pelo Programa Comunitário LIFE-Natureza. Visa conciliar as actividades agrícolas com a conservação das espécies protegidas a nível mundial na região do Campo Branco, reconhecida nacional e internacionalmente como muito importante para várias espécies, como a Abetarda, o Peneireiro-das-torres, o Grou, o Sisão, o Cortiçol-de-barriga-negra, o Tartaranhão-caçador, a Calhandra, entre ...

Programa Lince
A Liga para a Protecção da Natureza, em parceria com a organização internacional Fauna & Flora International (FFI), lançou, em 2004, o Programa Lince, que conta com a participação e o apoio técnico e científico de um grupo composto pelos principais especialistas nesta espécie em Portugal. O Programa Lince tem como principal objectivo a conservação e a gestão a longo prazo de um corredor de áreas prioritárias para a conservação do lince-ibérico (Lynx pardinus) em ...

Projecto LIFE-Natureza Peneireiro-das-torres
Em 2002, a LPN iniciou o Projecto LIFE-Natureza "Recuperação do Peneireiro-das-torres em Portugal". Com a duração de quatro anos, este projecto teve como principal objectivo a recuperação em Portugal desta espécie globalmente ameaçada, através da preservação e incremento dos seus locais de alimentação e de nidificação.
O Projecto Peneireiro-das-torres envolveu um grande número de especialistas, técnicos, agricultores e proprietários que, em conjunto com a LPN, desenvolveram várias ...

Programa Água
A gestão da água é uma área prioritária num país em que este recurso tem uma distribuição geográfica assimétrica e está sujeito à ocorrência de secas periódicas. O objectivo deste programa é o desenvolvimento de projectos que proponham soluções de gestão sustentável da água e incentivem o envolvimento das populações na defesa da qualidade e quantidade deste recurso.

Projecto LIFE - ExtEnSity
O projecto ExtEnSity - Sistemas de Gestão Ambiental e de Sustentabilidade na Agricultura Extensiva - visa a criação de um sistema de gestão de sustentabilidade (SMS), simples e com custos baixos, para a agricultura extensiva, compreendendo aspectos ambientais, sociais e económicos, integrando níveis progressivos de exigência. É desenvolvida uma abordagem iterativa para o SMS, incluindo, como possíveis passos intermédios, agricultura integrada, agricultura biológica, certificação de origem, contas ...

Projecto Piloto de Combate à Desertificação
Este Projecto insere-se no "Programa de Acção Nacional de Combate à Desertificação" e desenvolve-se numa zona muito degradada, mas num biótopo de grande interesse do ponto de vista da conservação: o Biótopo Estepário Cerealífero do Campo Branco. Com este projecto-charneira pretende-se desenvolver ensaios e campos de demonstração de medidas concretas de protecção da "terra" (solo, vegetação, água e biota) adaptáveis às condições bio-edafo-climáticas do Campo Branco.
Pretende-se ...

Campanha "Adopte um casal de Peneireiro-das-torres"
Em 2006, a LPN terminou o Projecto LIFE-Natureza "Recuperação do Peneireiro-das-torres (Falco naumanni) em Portugal". Durante quatro anos, foram desenvolvidos muitos esforços para tentar promover a recuperação de uma das aves mais ameaçadas do mundo, o Peneireiro-das-torres.

Os resultados são encorajadores: desde 2001, a população nacional deste pequeno falcão aumentou em 54%. Actualmente existem cerca de 450 casais em Portugal. No entanto, estamos ...

Newsletter LPN Natureza
Edição nº 78
A Newsletter procura divulgar as actividades da LPN e os resultados dos seus projectos, sensibilizar para as questões do ambiente, conservação da natureza ...
Projectos Programas
Login
2005 LIGA PROTECCÃO NATUREZA DESENVOLVIDO POR SPIRITUC

Sem comentários: