SOLTAS

Governo pretende mais espaços verdes
16 Maio, 2008
O secretário de Estado do Ordenamento do Território e das cidades, João Ferrão, apelou às autarquias que invistam em mais espaços verdes.O governante explicou que o objectivo do apelo passa por «compensar a malha urbana construída», acrescentando que «não se pode perder a ideia de que os jardins, do ponto de vista social, são também lugares fundamentais, onde as pessoas se encontram e convivem», noticia a agência Lusa.
A iluninação nocturna das prais do Algarve vai ser feita através do aproveitamento da energia solar. O projecto, financiado por um fundo comunitário, está orçado em 200 mil euros.Segundo a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região (CCDR) doa Algarve, a praia da Coelha, em Albufeira, será a primeira a ganhar iluninação fotovoltaica, cujo processo já está em fase de execução. Estima-se que em Junho a praia da Coelha tenha iluminaçaõ a partir da energia solar.
Para além da praia da Coelha, também a Meia Praia (Lagos), a Alvor (Portimão), a do Castelo e a Manuel Lourenço (Albufeira) e as arribas da Ponta da Piedade (Lagos) e Algar Seco (Lagoa) vão ser abrangidas pelo projecto de energia renovável.
De acordo com a agência Lusa, o estudo de viabilidade bem como o projecto de execução estão a cargo da Agência Regional de Energia Ambiental do Algarve (AREAL). As previsões apontam que em 2009 estejam terminadas as intervenções nos areais algravios propostos para o projecto.
A construtora Soares da Costa registou um aumento do seu lucro de 0,7% no primeiro trimestre deste ano, em comparação com o mesmo período de 2007.A empresa reportou um valor de 1,73 milhões de euros de lucro nos primeiros três meses de 2008.
Conforme refere o Diário Digital, por sua vez, o volume de negócios ascendeu aos 174,2 milhões de euros, uma subida de 35%, enquanto que o EBITDA cresceu 63,3%, para os 10,8 milhões de euros.
A construção de novas casas para famílias únicas nos Estados Unidos registou uma descida no passado mês de Abril, para o número mais baixo dos últimos 17 anos.Segundo informou o Departamento de Comércio norte-americano, os construtores iniciaram a construção de 692 mil casas em Abril, a taxa mais baixa desde Janeiro de 1991.
Por outro lado, o total de casas começadas subiu 8,2% para os 1,032 milhões, em consequência de a construção de novas unidades multifamiliares ter aumentado 36%, após uma quebra de 35% em Março, noticia o Diário Económico.
A Zona Euro registou um aumento do défice comercial no passado mês de Março, fixando-se nos 2,3 mil milhões de euros.De acordo com o Eurostat, em Fevereiro, o conjunto de países que utilizam a divisa euro tinha registado um défice comercial de 800 milhões de euros.
A mesma fonte explica que o resultado de Março é consequência de uma queda de 2,9% das exportações, enquanto que as importações estabilizaram.
Conforme noticia o Diário Digital, em Março de 2007, o défice comercial da Zona Euro foi de 7 500 milhões de euros.
O Campo da Feira, a última intervenção do Programa POLIS na Azambuja, vai ser inaugurado no próximo dia 10, pelas 17h00, constituindo um espaço polivalente, de recreio e lazer.O Campo da Feira consiste na Praça se Touros, no Pavilhão Municipal e num espaço contíguo, o complexo Valverde, com uma área total de mais de 56 mil metros quadrados, tendo um custo de 1.275 milhões de euros.
De salientar, que neste espaço será, ainda, inaugurada a nova Poisada do Campino.
A cerimónia contará com a participação do presidente da Câmara Municipal de Azambuja, Joaquim Ramos, seguida de animação pelo Rancho Folclórico Ceifeiras e Campinos de Azambuja, Grupo Tradicional Os Casaleiros dos Casais de Brito e a Banda do Centro Cultural Azambujense.
A intervenção do POLIS visou dotar o concelho de Azambuja de um espaço qualificado para a realização de eventos culturais e desportivos de grande dimensão.
A lista de espécies ameaçadas conta agora, também, com o urso polar, devido ao degelo do seu habitat natural – o Ártico – causado pelo efeito estufa.É a primeira vez que uma mudança climática leva uma espécie a entrar na lista dos animais ameaçados nos Estados Unidos. Contudo, a Lei de Espécies Ameaçadas não garante o combate ao efeito estufa provocado pelas acções humanas.
De acordo com a Reuters, citada pelo Sol, o Serviço Geológico dos Estados Unidos relata que dois terços dos ursos polares do mundo vão desaparecer até 2050, se as previsões do derretimento dos glaciares se confirmarem.
O secretário do Interior, Dirk Kempthorne, admitiu que «qualquer solução real exige uma acção por parte de todas as grandes economias para ser eficaz», ou seja, para haver uma redução dos gases efeito estufa, os países desenvolvidos têm de se comprometer nesse sentido.
Cerca de 40 por cento da «casa» para os chimpanzés já está feita. Jantar vai angariar fundos para permitir concluí-la
Maria João Abreu, Cristina Möller e Paulo Sousa estarão presentes no II Encontro do Zoo de Lagos, no Hotel Tivoli Lagos, no sábado, dia 9 de Fevereiro, uma iniciativa que pretende angariar fundos para a conclusão de uma instalação para os chimpanzés.Esta nova «casa» servirá para albergar chimpanzés da espécie Pan troglodytes, naturais da Guiné, no continente africano, que chegaram a Portugal pela via do tráfico, foram capturados pelas autoridades, entregues ao Zoo de Lagos e que agora estão sem um local adequado para viver.«A instalação que está a ser construída será para chimpanzés à guarda do ICNB [Instituto da Conservação da Natureza e Biodiversidade], que foram apreendidos» contou Paulo Figueiras, proprietário e mentor do Zoo.Partindo desta necessidade, surgiu a ideia de angariar fundos para ajudar a realizar este projecto. A apresentadora Cristina Möller, que segundo Paulo Figueiras, é uma «pessoa que sempre lutou pela causa animal», disponibilizou-se para ajudar. Por isso, fez já uma sessão fotográfica em que o caché, no valor de 12 mil euros, reverteu para o Zoo. Um casal amigo fez também um donativo de cinco mil euros e outras entidades contribuíram. Da mesma forma, já se realizou um evento semelhante no Duna Beach, estrutura do Hotel Tivoli na Meia Praia, que tem sido parceiro neste projecto, e padrinho de um grupo de primatas.Com o dinheiro angariado, já foi construída cerca de 40 por cento da instalação, no valor de 80 mil euros, e este novo jantar, com noite de fados, pretende angariar o valor restante para concluir a obra. «É uma construção mais moderna, tem um espaço de exterior e de interior, vai ter uma frente de água, vai ficar o mais naturalista possível. Pretendemos também fazer um formigueiro artificial, porque queremos provocar situações na instalação para que estimulem os animais a ter uma vida o mais saudável possível», contou Paulo Figueiras. Este projecto reveste-se de enorme importância para o parque zoológico, situado na zona de Barão de S. João, no interior do concelho de Lagos, e que tem cerca de 120 espécies animais e 300 botânicas, dos cinco continentes. É que, além de cumprir os seus objectivos de conservação e protecção da natureza, permitirá continuar a apostar na investigação.«Os chimpanzés são animais muito interessantes em termos de investigação. O objectivo será criar também protocolos com universidades para que possam ser feitos estudos sobre chimpanzés, mais ao nível do comportamento e da observação», explicou Paulo Figueiras. Este amante da natureza convida todos os interessados a participarem nesta iniciativa, que contará com um jantar, seguido de uma noite de fados, com os fadistas Teresa Tapadas, Raquel Peters, Jorge Duarte e Maria da Saudade. O jantar custa 35 euros por pessoa e as reservas podem ser feitas através do Zoo de Lagos (282680100) ou através do Hotel Tivoli (282790350

Sem comentários: