Visão dinâmica, ou o que são, jardins do futuro? O novo mainstream em design paisagístico

projecto de Souto Moura com o jardim Ecossistemas A Ucrânia ainda não acompanhou a tendência das plantações naturalistas, e os paisagistas ucranianos ainda desperdiçam recursos toda primavera, colocando enfeites de plantas anuais e semeando grama para gramados ao longo da das vias. Mas acontece que existe uma alternativa ainda mais progressista às abordagens europeias progressistas para a criação de plantações perenes mistas e prados naturalistas. E o mais importante, é mais estável em condições de rápidas mudanças climáticas. A paisagista Hanna Galagan, que se tornou embaixadora da Ucrânia no simpósio internacional "Visão dinâmica - design e apoio a comunidades de plantas naturalistas", que aconteceu no final de agosto na Alemanha, conta aos leitores do PRAGMATIKA.MEDIA sobre o novo mainstream no paisagismo urbano moderno e nos desafios que são relevantes para a Europa e a Ucrânia. Em que direção seguir? O mundo já aceitou e amou sinceramente as plantações naturalistas da nova onda; As plantas perenes e as gramíneas são essenciais nas paisagens modernas, mas a pergunta é cada vez mais feita: as plantações naturalistas atendem aos desafios modernos? As alterações climáticas, a perda de biodiversidade e de vida selvagem, os recursos mais escassos e mais caros obrigam-nos a prestar mais atenção aos processos ecológicos e a combinar design e ecologia. E agora, no mundo, o tema das plantações ecológicas ou dinâmicas não é mais naturalista. Visão dinâmica é tema de simpósio realizado em Mannheim, Alemanha, em agosto. Reuniu 450 participantes de 30 países de todo o mundo, incluindo Austrália, Argentina, Chile, EUA, Haiti, Canadá, Coreia do Sul, Japão (!) e quase todos os países da UE. Entre os palestrantes e convidados estão os designers mais famosos e descolados da atualidade. Aqueles que iniciaram a mudança há 20 anos reuniram-se agora para rever a experiência e traçar um rumo para o futuro. Nigel Dunnett, professor da Universidade de Sheffield, ecologista e fundador da "Sheffield Landscape School", que esteve presente no simpósio, chamou este evento de "evento perene do ano" - um evento existencial do ano. Então porque é que as plantações naturalistas, depois de tanto se falar sobre o seu impacto positivo na biodiversidade, de repente não são suficientemente sustentáveis? As plantações naturalistas têm um aspecto natural devido à criação de certas pistas visuais. Assemelham-se a paisagens naturais, dão-nos a sensação de contacto com a natureza, inspiram, mas são criados artificialmente, com vista, mas sem recurso a mecanismos naturais/ecológicos. Ao contrário das plantações naturalistas, as plantações ecológicas são uma tentativa de criar um novo ecossistema verdadeiramente diverso e dinâmico que reproduza quase exatamente o natural. A densidade das plantações aqui é tal que não veremos terra nua, e o quadro muda ano após ano. Como corretamente observado Noel Kingsbury, paisagista, escritor e pesquisador britânico, a maioria dos moradores urbanos não quer a verdadeira natureza com seus mosquitos, carrapatos e moscas na cidade, nem a verdadeira vegetação natural. A verdadeira natureza é difícil de ler para muitos: às vezes muito selvagem, às vezes muito chata, muito confusa, muito difícil de entender. As plantações naturalistas oferecem uma alternativa mais segura – natureza ordenada, organizada (mesmo que um pouco), domesticada... mas ainda assim natureza (Wild: The Naturalistic Garden, p. 7). Então, por que existem agora todas essas conversas sobre ecossistemas e paisagens dinâmicas na cidade? Por que as pessoas precisam daquilo que não estão prontas para aceitar? A questão é que, mesmo que não queiramos estar conscientes do facto de que a crise climática nos está a consumir, ela continua a consumir-nos. E se modelarmos as mudanças antecipadamente, um dos problemas fundamentais que terão de ser enfrentados, segundo Noel Kingsbury, será a falta de terras agrícolas após as alterações climáticas. É bem possível que os únicos espaços para a natureza sejam precisamente aqueles que especialmente reservamos, projetamos, povoamos, gerimos e protegemos como tal. Ele argumenta que as paisagens que criamos podem ser a melhor esperança para a sobrevivência da natureza (pelo menos em parte), bem como para a preservação de uma psique humana saudável. Caminhos diferentes para o mesmo objetivo Para que paisagens projetadas de qualquer escala ofereçam um refúgio para a natureza, devemos projetar num paradigma de ecologia dinâmica que apoie a biodiversidade. Mas também deve satisfazer os desejos humanos, particularmente a nossa profunda necessidade de um ambiente esteticamente agradável. Assim, se considerarmos as plantações naturalistas e ecológicas como extremos (posições opostas), temos de encontrar esse equilíbrio entre elas, esse nível de gradiente que irá acomodar diferentes extremos nas preferências do utilizador. Existe uma única solução correta aqui? Claro que não. Às vezes, as abordagens diferem muito, e as discussões no simpósio confirmam mais uma vez isso. Por exemplo, Nigel Dunnett costuma usar flores anuais para preencher o espaço entre as plantações perenes, dada a importância do impacto visual instantâneo para o público (abordagem “as pessoas primeiro”). Estou particularmente interessado neste tópico no contexto da criação de prados ornamentais perenes na cidade. Na verdade, é difícil para as pessoas explicar por que, no primeiro ano de semeadura, uma única coisa sobressai do solo ao lado de uma placa luminosa “Aqui estará uma cebola florescendo”. Mas os designers Tom Stewart-Smith e James Hitchmow, não menos respeitados na escala do planeta, ainda acreditam que para criar plantações perenes realmente estáveis, é melhor não adicionar plantas anuais. A experiência e o nível dos projetos de Nigel Dunnett, Tom Stewart-Smith, James Hitchmow não levantam dúvidas sobre o seu profissionalismo, pelo que a escolha cabe ao designer que se prepara para começar a desenhar. Ele está pronto para correr riscos e pedir ao público que espere ou não? Tecnologias e ideias Criar paisagens dinâmicas e ecossistemas artificiais não é, obviamente, uma tarefa fácil. A experiência de um paisagista ou arquiteto paisagista deve ir além da combinação de cores e texturas. Criar um ecossistema viável envolve um conhecimento profundo das plantas, dos biótopos, do que está abaixo da camada superficial do solo, e da compreensão e aceitação do “caos natural” sem tentar melhorá-lo infinitamente. O relatório foi muito interessante nesse sentido João Pequeno. Ele acredita que a natureza precisa de complexidade estrutural, e não de solo ideal feito de biohumus sólido. Essa estrutura pode ser triturada com entulhos industriais ou de construção, areia e até uma mistura com carbonato de cálcio, que é um subproduto da produção de açúcar e está disponível por quase nada. Esta abordagem pragmática à utilização de resíduos, em particular no domínio paisagístico, é utilizada há muito tempo na Europa. Pense no jardim de Sarah Price sobre uma almofada de entulhos de construção ou nos prados espetaculares de James Hitchmaugh, que ele criou sobre uma base de concreto triturado. Tom Stewart-Smith demonstrou no simpósio seu projeto de jardim no Castelo de Knep, onde as plantas foram plantadas em uma camada de 20 cm de substrato composto por uma mistura de concreto triturado e areia nas proporções 75/25 e 50/50. Espero um dia também poder testar essa abordagem, porque até o momento ainda não consegui conviver com amostras de entulhos de construção triturados ou carbonato de cálcio. Para a Ucrânia, esta questão será mais relevante do que nunca, porque destruímos cidades e todos estes resíduos de construção terão de ser eliminados de alguma forma. Portanto, é muito melhor utilizá-los para restaurar e criar plantações ecológicas do que para criar aterros sanitários. Plantas no centro das atenções As plantações ecológicas geralmente consistem em flora aborígine. Mas faz sentido limitar estritamente o seu vôo de imaginação e distinguir entre plantas locais e estrangeiras? Não deveríamos pensar em diferenças mais significativas, tais como gradientes de valor da biodiversidade, competitividade/potencial invasivo, valor estético, valor da forragem, etc., pergunta Noel Kingsbury. As plantações em que a flora nativa é complementada com plantas de outras regiões, mas de comunidades naturais semelhantes, são cada vez mais comuns, o que permite aumentar não só o apelo estético dessas plantas, mas também o valor ecológico: por exemplo , um período de floração mais longo proporciona um período de alimentação mais longo para os insectos . A experiência da designer brasileira Mariana Siqueira (@jardinsdecerrado), que cria prados de cerrado brasileiro, foi especialmente valiosa para mim. Ela enfrentou os mesmos problemas que eu agora: os viveiros não cultivam a variedade de plantas necessária para isso (estamos falando de plantas aborígenes de prados) e também não há sementes. Então, passo a passo, ela começou a coletar sementes e organizou o cultivo de plantas, cooperou com cientistas, popularizou esse tema. E há um resultado! Também me dá esperança que os prados decorativos se popularizem e tenham procura no nosso país, estamos apenas no início desta jornada, não é só necessário cultivar material de plantação ou ter sementes disponíveis, é ainda mais importante adaptar-se a tecnologia aos nossos solos, condições climáticas que a cada ano são cada vez mais anormais que as anteriores, e também considerar a questão do cuidado. Aliás, sobre cuidados Esse problema foi praticamente o principal do simpósio e está confundindo designers do mundo todo. Você pode criar o projeto mais incrível, mas na falta de cuidado ou se o cuidado for incorreto, seu projeto se transformará em um desastre completo. Os clientes economizam em cuidados EM TODA PARTE (não só em nosso país). O paisagismo é visto em todos os lugares como uma despesa, enquanto a pavimentação e o meio-fio são um investimento... Em todos os lugares há projetos onde a maior parte do espaço (e, claro, uma quantidade incrível de dinheiro) é embrulhada em granito, porque economiza ainda mais dinheiro na manutenção de espaços verdes. Cada palestrante prestou atenção a isso e, além disso, foi realizado um painel de discussão dedicado ao cuidado das plantações. Direi desde já que os participantes não formaram uma opinião única nem uma decisão concreta. Mas ideias e pontos de vista interessantes ainda eram úteis, por exemplo: se você deseja criar um prado que se assemelhe e pareça um prado, por que não criar um verdadeiro prado do zero? Ou seja, repito: os plantios naturalistas requerem cuidados intensivos para mantê-los na mesma forma que o projetista pretendia, principalmente, isso é uma perda de tempo. As plantações orgânicas (como cebolas) são mais baratas, mas requerem um nível de cuidado completamente diferente. Não se trata mais de tempo, mas de experiência, conhecimento profundo de biologia e ecologia. Em geral, a seguinte visão está a ser formada na Europa e no mundo: o cuidado das áreas verdes transforma-se na gestão das áreas. E a gestão das plantações torna-se parte integrante do design e da criação de novas paisagens. Em geral, todo o processo já não está centrado num resultado final, mas sim numa viagem com muitos destinos possíveis, ou, nas palavras de Noel Kingsbury, “nenhum destino, quando a viagem é o destino”. E isso exige mudanças na formação dos especialistas: o que é preciso não são jardineiros, mas sim jardineiros ambientais. Mas o resultado dessa transformação será aumento da imagem, respeito da sociedade, maior autoestima dos especialistas. Por último, gostaria de dizer que para o nosso país, onde a concentração de desastres ambientais ao longo do último meio século é simplesmente fora de série, esta nova direcção ecológica não só é importante, como também nos dá a oportunidade de recolher pedaços e restaurar o incrível beleza e riqueza da natureza ucraniana, que outrora foram generosamente dadas pelo céu

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