Algarve ;Construção de Exteriores,Concepção, optmização e Manutenção de Jardins, Piscinas, Lagos e Cascatas, Pavimentos, Iluminação, Sistemas de Irrigação ,Desde a concepção à manutenção ,Centro de jardinagem .Garden Centre - Garden center .Desenho de Jardins e orcamentos e projectos gratis,desenho de jardins,areas verdes,arranjos exteriores,espacos verdes,areas verdes
Sistemas de rega em coberturas verdes
REGA EM COBERTURAS VERDES
As coberturas verdes são uma tendência, que fornece um ecossistema saudável, sendo da responsabilidade dos profissionais dos espaços verdes garantir que estes espaços se transformam ao serviço das comunidade. Para qualquer planta, a melhor rega é a que cai do céu, mas os melhores técnicos de espaços verdes sabem que não existe um bom projeto paisagistico sem um ainda melhor sistema de rega. Um sistema de rega eficiente, e devidamente dimensionado, desempenha um papel fundamental no sucesso de qualquer cobertura verde (também chamada de cobertura ajardinada). Na HDL projetamos e fornecemos soluções que possibilitam que aplique um sistema de rega eficiente, de forma a obter uma cobertura verde saudável.
REGA POR ASPERSÃO
Quando devidamente dimensionado, e corretamente instalado, os bicos multijatos, como o MP Rotator da Hunter, são uma solução efectiva para a rega de coberturas verdes. Graças à forma lenta e eficaz com que aplica a água, os bicos MP Rotator traduzem um uniformidade incomparável quando comparados com outros métodos de rega por aspersão. A tecnologia multijato, com múltiplas trajetórias, vence os mais difíceis ventos, fornece a água necessária, sem grandes desperdicios, com uma taxa de precipitação ideal para que o solo a possa absorver. Os sistemas de aspersão, também funcionam como metodologia de lavagem das plantas, mantendo-as limpas, brilhantes e mais saudáveis. Para uma maior eficiência, utilize o corpo pulverizador Hunter PROS, com regulação de pressão, de forma a manter as gotas consistentes. Escolha a altura do corpo de acordo com a profundidade do substrato.
REGA ENTERRADA
A rega enterrada foi uma enorme revolução na indústria da rega para espaços verdes, o que veio trazer aos arquitetos paisagistas a solução mais eficiente para a rega automática de coberturas verdes. Com os projetos de rega enterrada para coberturas verdes da HDL, não apenas utilizamos um tubo de rega localizada, com um gotejador especial para funcionamento enterrado, como também recomendamos metodologias de instalação que garantem uma óptima eficiência e aplicação equiparada em toda a área verde. Instalado mesmo abaixo da zona radicular, o tubo gota-a-gota HDL Prodrip utiliza tecnologia especializada para regar de forma eficaz em profundidade, com as seguintes vantagens:
Retém de forma eficaz a água na região radicular da planta
Elimina as perdas de água por força de ventos ou por evaporação
Tem uma distribuição uniforme e eficiente em toda a área, devido à forma como é instalado
Ideal para subtratos com elevadas taxas de lixiviação
Tempos de rega reduzidos, promovendo uma poupança de água significativa
Quando é instalado um sistema de rega enterrado, é recomendado que na fase de implementação, como o sistema radicular ainda não se encontra estabelecido, seja instalado um sistema de aspersão provisório.
FERTIRRIGAÇÃO
Todas as coberturas verdes, incluindo as de "sedum", necessitam da aplicação regular de fertilizantes, pois o suprimento natural de nutrientes através do solo será rapidamente esgotado. Sem um sistema de fertilização eficiente,, apenas as plantas mais resistentes irão resistir, reduzindo a diversidade das plantas, e eventualmente levando a uma monocultura. A forma mais eficaz de adicionar nutrientes ao solo, é através do sistema de rega. Um injetor accionado pela água, como o Venturi, ou um Doseador Proporcional, vai alimentar o sistema com fertilizantes liquidos a uma determinada taxa de injeção.
PRESSURIZAÇÃO
Devido à localização do sistema, normalmente num ponto mais elevado do que o local técnico, torna-se fundamental não só pressurizar o sistema, como também ter elementos de controlo do mesmo ao longo das condutas de abastecimento. deve ser considerada a instalação de uma eletrobomba de pressurização no local técnico, dimensionada em função das características do sistema, e em conjunto com esta um comando eletrónico. Deve também ser prevista uma válvula de ar, estrategicamente localizada, do tipo Ventosa "A", em todos os setores, sendo que os mesmos devem estar também equipados com um coletor de admissão, um coletor de descarga e uma válvula de descarga. Todos estes equipamentos devem estar corretamente posicionados, pelo que em caso de dúvidas recomendamos que solicite um projeto do sistema de rega à HDL.
AUTOMAÇÃO
Para garantir o funcionamento automático do sistema de rega. deve ser instalado um coletor de eletroválvulas no local técnico, e levar um tubo de diâmetro adequado para alimentar cada um dos setores de rega. Para a operação elétrica das eletroválvulas, pode utilizar um controlador de 220V/24V (recomendado), ou em alternativa um controlador de 9V, com funcionamento a pilhas. Quando selecionar o equipamento para controlar a rega, para maximizar a eficiência, opte por soluções que promovem o uso consciente da água, tais como:
Soluções alimentadas por painel solar, tais como o XC Hybrid, que dispensam a utilização de baterias. A utilização da energia solar, garante a certificação LEED assegurando a sustentabilidade dos espaços verdes.
O Hunter Node Bluetooth, com funcionamento a baterias, é uma solução eficaz que permite aos utilizadores a programação dos sistemas de rega sem terem de aceder à caixa de alojamento de válvulas. Pode ser adicionado um sensor de humidade de solo, que deteta e interrompe a rega quando esta atinge os niveis adequados de irrigação. Sensores de chuva podem também ser conectados ao controlador, de modo a suspender o sistema em caso de chuva.
Os controladores de rega com gestão por wi-fi, tais como o Hunter X2 ou o Hunter Pro-HC, são soluções integradas com a APP Hydrawise, que permitem a gestão do sistema a partir de qualquer localização, através de um tablet, smartphone ou browser. Graças à tecnologia Predictive Watering, o controlador ajusta a programação da rega diariamente, baseado na temperatura, probabilidade de chuva, velocidade do vento e humidade. Esta combinação maximiza a eficiência do sistema de irrigação, assegurando espaços verdes mais bonitos e mais resistentes.
RECUPERAÇÃO DE ÁGUAS
Com um projeto devidamente estruturado, é possível que a rega de uma cobertura verde seja equipada com um sistema de recuperação e reciclagem das águas. Os excedentes de de água das chuvas, e os excedentes provenientes do processo de irrigação podem ser armazenados em tanques, para ser reutilizado quando for necessário. De forma a preservar a qualidade, este armazenamento deve ser feito em tanques enterrados, onde a água pode ser mantida a uma temperatura baixa e longe da ação da luz solar. Em sistemas onde não é possível enterrar, a água pode ser armazenada em reservatórios de chapa. É de extrema importância que a água proveniente do aproveitamento pluvial seja filtrada, retirando folhas ou outros detritos. Deve também ser instalado um sistema de filtração antes do novo bombeamento para a rega. Também é importante que a equipa de manutenção mantenha o espaço livre de fontes de contaminação, tais como plantas com pragas ou aves mortas, entre outros.
Sem comentários:
Enviar um comentário