Novo complexo junta termas e Spa Banyan Tree


As propriedades medicinais da água - cloretada, sódica e hipersalina - são reconhecidas há séculos, desde logo pelo Rei D. José I, que ali vinha tratar as chagas das pernas, mas o fim da comparticipação estatal dos tratamentos, fez baixar a utilização, ferindo de morte o negócio. As termas passaram de moda, e em 1961, as do Estoril fecharam portas definitivamente, após séculos de exploração continuada. À época, o centro termal já estava associado à Estoril Plage, proprietária do Hotel Palácio e do vizinho Hotel do Parque, a quem coube a exploração no século passado. Entretanto o Hotel do Parque foi demolido, mas a piscina, “em ferro e com uma manutenção complicada”, manteve-se e esteve durante anos ao serviço dos bombeiros, que ali ensinaram muita gente a nadar.
Quarenta e oito anos depois, as Termas do Estoril renascem. Mantém-se um dos accionistas - a Estoril Plage - mas desta vez em parceria com a construtora e imobiliária Opway. A localização alterou-se ligeiramente, e embora continue nos terrenos do Hotel Palácio, o novo complexo surge agora ao lado da mina de água termal. Em compensação, tanto o hotel como os apartamentos de luxo “Palácio Residências” (ainda em construção nos antigos terrenos do Hotel do Parque), serão ligados ao Estoril Wellness Center através de túneis. A inovação obrigou à transladação das áreas técnicas (ar condicionado, gás, etc) para uma zona menos nobre no terreno, mas confere maior privacidade aos hóspedes.
Dois em um
O projecto actual também é bastante mais completo, já que contempla um Spa além das termas. As duas áreas são perfeitamente distintas, tanto na decoração como nos equipamentos, além de funcionarem em recepções independentes. O Elements Spa ocupa os primeiros três pisos do Estoril Wellness Center e tem entrada exterior pelo pátio do hotel, e interior pelo futuro túnel. Já as termas, instaladas nos pisos superiores, dão directamente para a Avenida de Portugal, graças ao desnível do terreno. O conceito das termas é abrangente, apostando tanto no tratamento das doenças respiratórias, músculo-esqueléticas e dermatológicas, como na prevenção e ainda numa terceira via: a do bem-estar. Daí a importância do contrato de gestão com a Elements Spa by Banyan Tree, e a introdução de pormenores como um Spa Cuisine.
Os 2500 m2 do complexo incluem piscina, ginásio, duches, banheiras, salas de tratamento e repouso e gabinetes médicos, permitindo também às termas aventurarem-se na medicina estética.
Diversificação da oferta
O novo equipamento vem diversificar a oferta da Costa do Estoril e deverá impulsionar o turismo de saúde na região, além de gerar 40 novos postos de trabalho. Entre os potenciais clientes estão desde já incluidos os 2,2 milhões de habitantes da área metropolitana de Lisboa, pelo facto de poderem fazer os tratamentos sem terem obrigatoriamente de ficar alojados num hotel. Mas das unidades hoteleiras da zona envolvente também virá muito negócio, antecipam os responsáveis. Há uma relação especial com o parceiro de grupo Estoril Palácio, mas a direcção das termas está já a trabalhar nas parcerias com as hotéis da região.
Três perguntas a…
Nuno Simões Coelho, director do Complexo Termal do Estoril
1 - A Banyan Tree já está em Portugal, com as duas marcas de Spa. Há alguma inovação neste Elements Spa, ou segue os mesmos standards?
A principal diferença é o edifício autónomo do hotel. No nosso caso, temos um edifício que está dividido em duas vertentes: as Termas do Estoril, com a parte mais medicalizada, e o Spa, mais virado para o bem-estar. No fundo, os standards dos tratamentos são idênticos. As nossas terapeutas do Elements Spa são todas tailandesas e formadas na Academia da Banyan Tree, em Phuket. É uma exigência da marca, pelo menos agora nesta fase. E além da formação base, todas fizeram um treino de três meses, já com o objectivo de virem para Portugal. Para a fase de abertura temos seis terapeutas; uma delas é a Spa manager. Já estão connosco há dois meses. Depois vamos reforçar a equipa, naturalmente. A decoração do Spa é adaptada, mas os equipamentos são standard. As próprias camas vieram da Tailândia e são as que se usam nos Elements Spa por esse mundo fora.
2 - Antes da abertura, têm estado a operar no Estoril Palácio. Como está a correr? Quais as estimativas para o primeiro ano do complexo?
Neste momento temos duas suites do hotel reservadas para os tratamentos, os quais estão a ser divulgados numa recepção própria, no lobby do Estoril Palácio. Iniciámos em Agosto e correu lindamente. Setembro foi ainda melhor. É difícil antecipar números. Nesta fase, vamos apostar na divulgação do Spa e termas. Uma parte muito importante dos nossos clientes vai ser captada neste e nos hotéis da região, além dos clientes externos, do Estoril, de Cascais, de Lisboa. No caso do Spa, grande parte da nossa promoção vai ser feita via site e canais de marketing da Banyan Tree. Mas o nosso programa de marketing vai para todos os hotéis nas proximidades que não têm Spa ou que têm Spa mas não termas. As termas são o elemento centralizador. Vamos divulgá-las a toda a comunidade médica, porque os tratamentos só são feitos por prescrição médica. Já temos uma directora clínica (Cândida Abranches Monteiro) e estamos a identificar vários médicos, com várias especialidades - otorrino, dermatologia, fisiatra - para acompanhar as várias áreas. É a característica da água que faz a diferença. O aquífero mantém-se, portanto agora é divulgar ao máximo tantos os tratamentos curativos, como os preventivos.
3 - Este ano temos assistido a uma série de desenvolvimentos nas termas, desde a abertura de Montreal, aos desenvolvimentos em Vidago e Melgaço. As termas estão na moda?
As termas estão associadas a tudo o que é natural; não são usados químicos, nem tratamentos invasivos. E estão perfeitamente integradas nesta crescente tendência ecológica e do culto da vida saudável. É uma nova forma de encarar o bem-estar, incluindo uma alimentação saudável, etc. E uma das adaptações a esta nova realidade traduz-se, por exemplo, na introdução de um Spa Cuisine no Estoril Wellness Center, com uma alimentação vocaccionada para Spa, mais leve e mais à base de produtos naturais

Sem comentários:

Enviar um comentário